Gilmar Mendes delira e afirma que flagrante é insuficiente para legitimar prisão de parlamentares

O Brasil vive um momento delicadíssimo em termos políticos e institucionais, mas esse processo doloroso de depuração servirá, ao final, ...

O Brasil vive um momento delicadíssimo em termos políticos e institucionais, mas esse processo doloroso de depuração servirá, ao final, para fortalecer a jovem democracia do País. O mais fiel retrato desse cenário caótico é o Rio de Janeiro, um dos mais importantes estados da federação, que enfrenta desmandos de toda ordem e disparados a partir dos Poderes constituídos. Se o Judiciário não lançar mão de um freio de arrumação, ao final da ladeira o estrago será enorme.
Na tarde desta quinta-feira (7), o Supremo Tribunal Federal (STF) retomou a discussão sobre a autonomia das Assembleias Legislativas em relação à revogação de prisão de parlamentares. O STF discute o caso de três parlamentos estaduais, mas a decisão final valerá para o todo o País.
No momento em que o placar era contra a autonomia dos Legislativos estaduais (4 a 2), o ministro Gilmar Mendes proferiu voto e, após noventa minutos de bamboleio discursivo, com direito a citações a constituições estrangeiras, disse que nem mesmo um flagrante pode legitimar a prisão de um parlamentar. Ou seja, Gilmar está a defender a tese de que o Brasil precisa urgentemente ser oficializado como um faroeste caboclo.


Reza a Constituição de 1988 – um arremedo de Carta Magna parido sobre o balcão do escambo político – em seu artigo 5º que “todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza”. Considerando que o artigo 5º é cláusula pétrea e, por isso, não pode ser alterado, qualquer disposição em contrário na própria Carta é nula.
Devorado pela corrupção ao longo das últimas décadas, em especial de 2003 para cá, o Brasil não pode se submeter a essa ciranda interpretativa da lei a que recorre, de maneira costumeira, o ministro Gilmar Mendes, que mais parece advogado de defesa de políticos corruptos que se escondem atrás do mandato e enxergam a prescrição processual como senha para a impunidade.
Diferentemente do que vem afirmando boa parte da opinião pública, a Operação Lava-Jato e outras ações de combate à corrupção não correm riscos por parte da classe política, mas, sim, no Judiciário, em cujas instâncias superiores a bizarra interpretação da lei permite pensar que o Brasil é terra de duas castas: os ladrões oficiais e suas vítimas.
Não será com radicalismos e violência que esse cenário será eliminado, mas é preciso determinação e atenção redobrada para que teses absurdas como a de Gilmar Mendes prevaleçam à sombra de um discurso jurídico pomposo e repleto de armadilhas.

COMENTÁRIOS

http://picasion.com/
Nome

Colunistas Noticias Politica
false
ltr
item
.: Gilmar Mendes delira e afirma que flagrante é insuficiente para legitimar prisão de parlamentares
Gilmar Mendes delira e afirma que flagrante é insuficiente para legitimar prisão de parlamentares
https://4.bp.blogspot.com/-SVRZriWjh20/WinhgpH2iUI/AAAAAAAA6nQ/5AbkNQ51s_8QTHnuUXPe-50LXj1yrz09wCLcBGAs/s320/gilmar_mendes_1001.jpg
https://4.bp.blogspot.com/-SVRZriWjh20/WinhgpH2iUI/AAAAAAAA6nQ/5AbkNQ51s_8QTHnuUXPe-50LXj1yrz09wCLcBGAs/s72-c/gilmar_mendes_1001.jpg
.
http://www.rederadarnews.info/2017/12/gilmar-mendes-delira-e-afirma-que.html
http://www.rederadarnews.info/
http://www.rederadarnews.info/
http://www.rederadarnews.info/2017/12/gilmar-mendes-delira-e-afirma-que.html
true
2997983909287158768
UTF-8
Não foi encontrada nenhuma postagem VER TUDO Leia Mais Resposta Resposta cancelada Delete Por Home PÁGINAS POSTAGENS Veja tudo MAIS NOTÍCIAS tag ARQUIVO PROCURE TODAS AS POSTAGENS Not found any post match with your request Voltar ao início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minutos atrás $$1$$ minutos atrás 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás Mais que 5 semanas atrás seguidores Segue THIS CONTENT IS PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy