'Ou se comprovam os fatos ou não se comprovam', diz Moraes sobre inquéritos da Odebrecht

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes afirmou nesta segunda-feira (17), durante evento com empresários em São...

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes afirmou nesta segunda-feira (17), durante evento com empresários em São Paulo, que o STF dará prioridade às investigações de corrupção originadas com as delações da Odebrecht e disse que considera haver excesso de pessoas com foro privilegiado no país.
O ministro questionou também se a mudança no foro privilegiado de políticos traria alguma diferença para a punibilidade se não houverem mecanismos eficientes de prevenção aos desvios.
Moraes afirmou ainda ser favorável a um reforço de magistrados no Supremo para dar agilidade, conforme pedido pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), mas afirmou que isso será analisado pelo relator dos casos no STF, o ministro Edson Fachin, quando os inquéritos virarem processo e se houver eventual denúncia. O ministro também negou que esteja esperando ser relator de algum inquérito das delações da Odebrecht, caso haja redistribuição por conexões com outras investigações em andamento, e afirmou que os processos de delações serão analisados de forma técnica, e não política.
“Eu não tenho nenhuma expectativa de receber nenhum processo (dos casos da Lava Jato). Eu aguardo a distribuição normal, e já tem muito processo para cada ministro. Eu tenho absoluta certeza que todos os ministros vão analisar os critérios extremamente técnicos. Estamos falando da questão criminal, penal, e não há discricionariedade de análise. Na questão penal, ou os fatos foram realizados, ou não foram realizados. Por isso este momento da investigação é importante. Ou se comprovam os fatos ou não se comprovam, e a análise é puramente técnica”, afirmou Moraes.
O ministro também defendeu que há excesso de pessoas com foro privilegiado no país, mas afirmou que não poderia adiantar seu posicionamento sobre a questão, que ainda será julgada pelo pleno do Supremo. Moraes afirmou ainda que as delações trouxeram à tona os desvios de bilhões e questionou como ninguém percebeu isso.
“É excessivo o foro privilegiado, é. É grande o número grande de autoridades com foro privilegiado. O Supremo puxou um cem número de foro. Não é questão de quem vai julgar o melhor ou responder. Temos que nos perguntar porque os mecanismos de combate a corrupção são falhos. Por que todos os mecanismos preventivos da administração são falhos? Precisou um mensalão, um petrolão e daqui a uns anos vamos ter outro "ão" se não atacarmos a prevenção (à corrupção na administração). Como bilhões foram desviados e ninguém percebe? Precisou um delator delatar. Se não houvesse um delator, delatar, ia continuar", afirmou ele.
O ministro também defendeu melhoria nas condições de atuação do Judiciário para apurar os crimes de corrupção, como varas especializadas para corrupção.
"Independente da opção que tivermos (em relação ao foro privilegiado), temos que melhorar as condições de trabalho. Por que Curitiba vem dando ótimos resultados? Primeiro, pela disposição das pessoas em levar a fundo tanto no Ministério Público quanto no Judiciário. No MP, inclusive, há uma força tarefa para rapidez. Se tivéssemos varas especializadas, câmaras (para analisar casos de corrupção e crime). Se não tiver estrutura, não adianta daqui a uns anos falarem que os crimes na primeira instância vão prescrever", disse.

COMENTÁRIOS

http://picasion.com/
Nome

Colunistas Noticias Politica
false
ltr
item
.: 'Ou se comprovam os fatos ou não se comprovam', diz Moraes sobre inquéritos da Odebrecht
'Ou se comprovam os fatos ou não se comprovam', diz Moraes sobre inquéritos da Odebrecht
https://1.bp.blogspot.com/-Vh_EkL0xYrs/WPU3ME2FEKI/AAAAAAAA5kY/5QQuMFcxh9ozjpsxTp4JrPSfR2atO2KuQCLcB/s320/moraes.jpg
https://1.bp.blogspot.com/-Vh_EkL0xYrs/WPU3ME2FEKI/AAAAAAAA5kY/5QQuMFcxh9ozjpsxTp4JrPSfR2atO2KuQCLcB/s72-c/moraes.jpg
.
http://www.rederadarnews.info/2017/04/ou-se-comprovam-os-fatos-ou-nao-se.html
http://www.rederadarnews.info/
http://www.rederadarnews.info/
http://www.rederadarnews.info/2017/04/ou-se-comprovam-os-fatos-ou-nao-se.html
true
2997983909287158768
UTF-8
Não foi encontrada nenhuma postagem VER TUDO Leia Mais Resposta Resposta cancelada Delete Por Home PÁGINAS POSTAGENS Veja tudo MAIS NOTÍCIAS tag ARQUIVO PROCURE TODAS AS POSTAGENS Not found any post match with your request Voltar ao início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minutos atrás $$1$$ minutos atrás 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás Mais que 5 semanas atrás seguidores Segue THIS CONTENT IS PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy