Justiça impede corte de 30% dos salários de servidores da Uerj

Uma decisão da justiça impede que o governador do Estado do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, de cortar 30% dos salários dos profes...

Uma decisão da justiça impede que o governador do Estado do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, de cortar 30% dos salários dos professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Pezão tinha ameaçado tomar a medida na última sexta, de acordo com nota publicada na coluna do jornalista Ancelmo Góis, no Jornal O Globo. A informação foi confirmada pelo Palácio Guanabara.
O governador do RJ pode ser multado se descumprir a determinação. A penalidade prevista é de R$ 100 mil por dia. Na decisão, o desembargador Maurício Caldas afirmou que o governo está impedido de tomar qualquer atitude que atrase, impeça ou reduza os salários de docentes e funcionários.
A subreitora de graduação, Tânia Carvalho Neto, destaca que a ação de entrar na justiça foi da própria Uerj.
"Foi uma ação da própria universidade que entrou com um mandado de segurança e conseguiu obter essa liminar através dos advogados da casa. A Uerj está de parabéns porque isso é um absurdo. Fazer caixa com o dinheiro da própria universidade e dos próprios trabalhadores é insustentável e inadmissível", explicou a professora.
Na sexta (24), a professora de Ciências Sociais da universidade e presidente do sindicato de docentes (Asduerj), Lia Rocha, definiu a medida do governador como uma "declaração de guerra contra a Uerj"
"É uma excrescência. Primeiro, os docentes não estão em greve. E há ilegalidades claras nessa notícia. Uma delas é que o salário do servidor é fixado por lei. Ele não pode por decreto suspender ou reduzir. Ele está suprimindo um poder. Há um preceito em lei que garante a irredutibilidade do salário do servidor público", explicou o advogado da Asduerj, Gustavo Berner.

Matrícula

A matrícula dos alunos que passaram no último vestibular vai de terça-feira (28) até quinta (30), mas ainda não há previsão de recomeço das aulas na instituição. A subreitora de graduação afirmou que há uma articulação para que a Uerj volte a funcionar.
“No momento, continuamos sem o salário, os docentes e técnicos administrativos. Sobre os cotistas, o secretário de Ciência e Tecnologia acena com a possibilidade que se nós voltarmos no dia 3, as bolsas desses estudantes estariam sendo depositadas imediatamente. Nós já conseguimos que, dos 10 elevadores, 6 voltassem com manutenção e ascensorista. E a equipe de limpeza está retornando aos poucos com a negociação que a universidade está realizando com cada uma das empresas”, destacou Tânia Carvalho Neto.

COMENTÁRIOS

http://picasion.com/
Nome

Colunistas Noticias Politica
false
ltr
item
.: Justiça impede corte de 30% dos salários de servidores da Uerj
Justiça impede corte de 30% dos salários de servidores da Uerj
https://4.bp.blogspot.com/-eDsqNbt_15s/WNo1mvKE8UI/AAAAAAAA5V8/WYBdR4mrWKw7zt-eFI4kJRHvZTRVnL3CQCLcB/s1600/download%2B%25281%2529.jpg
https://4.bp.blogspot.com/-eDsqNbt_15s/WNo1mvKE8UI/AAAAAAAA5V8/WYBdR4mrWKw7zt-eFI4kJRHvZTRVnL3CQCLcB/s72-c/download%2B%25281%2529.jpg
.
http://www.rederadarnews.info/2017/03/justica-impede-corte-de-30-dos-salarios.html
http://www.rederadarnews.info/
http://www.rederadarnews.info/
http://www.rederadarnews.info/2017/03/justica-impede-corte-de-30-dos-salarios.html
true
2997983909287158768
UTF-8
Não foi encontrada nenhuma postagem VER TUDO Leia Mais Resposta Resposta cancelada Delete Por Home PÁGINAS POSTAGENS Veja tudo MAIS NOTÍCIAS tag ARQUIVO PROCURE TODAS AS POSTAGENS Not found any post match with your request Voltar ao início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minutos atrás $$1$$ minutos atrás 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás Mais que 5 semanas atrás seguidores Segue THIS CONTENT IS PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy