Nordeste não deve eleger nenhum prefeito do PT nas capitais

Na eleição municipal deste ano, o Partido dos Trabalhadores deve manter a escrita de não ser um grande vencedor nas capitais do Nordeste,...

Na eleição municipal deste ano, o Partido dos Trabalhadores deve manter a escrita de não ser um grande vencedor nas capitais do Nordeste, seu maior reduto político. Em 2012, o partido conseguiu eleger apenas um gestor municipal numa metrópole – Luciano Cartaxo em João Pessoa, hoje ele está no PSD. Neste ano, a legenda pode ficar sem nenhum gestor municipal eleito.
Vale ressaltar que, ainda em 2012, o PT perdeu duas das três maiores cidades nordestinas: Recife, onde Humberto Costa foi derrotado por Geraldo Júlio (PSB); e Fortaleza, onde Elmano de Freitas foi vencido por Roberto Cláudio (eleito pelo PSB; hoje, ele está no PDT).
Em 2016, o partido disputa a prefeitura de cinco das nove capitais do Nordeste (Recife, Fortaleza, Natal, João Pessoa e Maceió). Entretanto, neste ano, a legenda não tem candidatos em Salvador (BA), a maior cidade da Região, e São Luís (MA), a 4ª maior. Há 4 anos, a sigla havia lançado nomes nessas capitais com apoio de 14 e 13 legendas, respectivamente. O PT também não disputará as prefeituras de Teresina (PI) e Aracaju (SE).
Após perder alianças no cenário nacional, o Partido dos Trabalhadores terá menos candidatos a prefeito e mais chapas puro-sangue nas eleições deste ano. Em 2016, são três candidaturas 100% petistas: Fortaleza, Maceió e João Pessoa. Em 2012, eram duas (Natal e Teresina).
Uma análise dos locais nos quais o PT abdicou de lançar nomes próprios indica que o partido perdeu espaço onde antes considerava estratégico estar presente. Entre os motivos para este desgaste estão o processo de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff e a Operação Lava Jato, que investiga, também, a ligação de empreiteiras com o maior nome da sigla, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Em Maceió, o candidato Paulão do PT aparece com 2% das intenções de voto, segundo pesquisa Ibope divulgada no último dia 14.  Outro desempenho fraco está em João Pessoa, onde o candidato Professor Charliton (PT) pontuou, também, apenas 2% das intenções de voto nas duas pesquisas Ibope feitas durante a disputa municipal.
Em Natal, o candidato petista Fernando Mineiro é outro com poucas chances de segundo turno, alcançando 5% das intenções de voto. Em Teresina, o candidato Amadeu Campos (PTB), que tem o PT na coligação, oscilou negativamente de 12% para 10% nas últimas pesquisas Ibope. Já em Salvador, a candidata Alice Portugal (PCdoB), que tem como vice a deputada estadual Maria del Carmen (PT), tem apenas 10% intenções de voto, segundo o Ibope.
A candidata Luizianne Lins (PT), que tenta retorno à Prefeitura de Fortaleza, tem 15% das intenções de voto, situando-se na terceira colocação nas duas pesquisas Ibope divulgadas até o momento. No Recife, a situação é parecida com Fortaleza. O partido lançou o ex-prefeito João Paulo, que segundo o Ibope, tem 26% das intenções de voto.

Ainda assim, é no Nordeste que o ex-presidente tem os melhores índices de popularidade, segundo a última pesquisa Datafolha. Ele tem 39% das intenções de voto para Presidência, caso seja candidato em 2018. Na última semana, o PT promoveu uma imersão de Lula ao Nordeste como uma tentativa de manter em alta a popularidade e impulsionar candidaturas locais.
Em 2006, Lula foi reeleito com 60,8% dos votos de seus conterrâneos nordestinos, e em 2010 ajudou Dilma a fazer 70,5% dos votos na região, mas em 2012 não teve forças para impedir que o Nordeste se transformasse no novo bunker do bloco PSDB/DEM. Juntas, as duas legendas levaram sete das 15 maiores cidades da região. Entre elas quatro capitais: Salvador, Aracaju, Maceió e Teresina; além de Campina Grande (PB), Feira de Santana (BA) e Jaboatão dos Guararapes (PE).
Agora réu na Operação Lava Jato e com membros de seu partido investigados ou presos, Lula deve recorrer ao Nordeste em busca de sobrevivência política. O que resta é saber se sem nenhum prefeito em capitais e com uma presidente petista tendo sido afastada, a popularidade de Lula no Nordeste vai continuar até o próximo pleito presidencial.
Em entrevista recente concedida à Rádio Jornal, Lula afirmou que não será candidato em 2018, caso “o País dê certo”. “Pra não ser candidato em 2018, é só o Brasil dar certo. Se o Brasil der certo, por quê eu precisaria ser presidente outra vez?”, questionou. O petista ainda brincou ao dizer que “política é que nem uma boa cachaça, você começa e não quer parar mais”.
Entretanto, a decisão do juiz Sérgio Moro de acatar a denúncia do Ministério Público Federal contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pode atrapalhar os planos do petista. Ele foi denunciado por corrupção e lavagem de dinheiro no caso do tríplex em Guarujá. Petistas afirmaram que o objetivo da denúncia é “impedir que Lula seja candidato ao comando do Planalto em 2018”.

Réu na Justiça sob acusação de tentativa de obstrução da Operação Lava Jato, Lula enfrenta um cenário ainda mais desfavorável para suas perspectivas eleitorais com essa nova denúncia. Se for condenado por Moro em primeira instância e pelo Tribunal Regional Federal (TRF) em segunda instância, o petista se tornará inelegível por oito anos pela Lei da Ficha Limpa, não podendo concorrer a qualquer cargo público até 2024.
De acordo com a Lei da Ficha Limpa, candidatos que tenham sido condenados por um órgão colegiado são impedidos de disputarem nova eleição ou assumir um novo mandato. Neste momento, o que preocupa o PT é a ausência de um plano B para a corrida presidencial de 2018. Membros da cúpula do partido não escondem que Lula é a única opção. O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, que seria uma alternativa, não estaria mais nos planos da legenda em função de sua alta rejeição na capital paulista e de suas dificuldades para conseguir se reeleger em 2016.

Veja a situação dos candidatos petistas nas capitais nordestinas

 

COMENTÁRIOS

http://picasion.com/
Nome

Colunistas Noticias Politica
false
ltr
item
.: Nordeste não deve eleger nenhum prefeito do PT nas capitais
Nordeste não deve eleger nenhum prefeito do PT nas capitais
https://2.bp.blogspot.com/-Cfvb652aQwE/V_EqaqfmMGI/AAAAAAAA2W8/3LzUDupy0dMS4fBrTdpuyb__93kw-UFQQCLcB/s320/lula-recife-15-748x410.jpg
https://2.bp.blogspot.com/-Cfvb652aQwE/V_EqaqfmMGI/AAAAAAAA2W8/3LzUDupy0dMS4fBrTdpuyb__93kw-UFQQCLcB/s72-c/lula-recife-15-748x410.jpg
.
http://www.rederadarnews.info/2016/10/nordeste-nao-deve-eleger-nenhum.html
http://www.rederadarnews.info/
http://www.rederadarnews.info/
http://www.rederadarnews.info/2016/10/nordeste-nao-deve-eleger-nenhum.html
true
2997983909287158768
UTF-8
Não foi encontrada nenhuma postagem VER TUDO Leia Mais Resposta Resposta cancelada Delete Por Home PÁGINAS POSTAGENS Veja tudo MAIS NOTÍCIAS tag ARQUIVO PROCURE TODAS AS POSTAGENS Not found any post match with your request Voltar ao início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minutos atrás $$1$$ minutos atrás 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás Mais que 5 semanas atrás seguidores Segue THIS CONTENT IS PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy