Entidades exigem publicação de 'empréstimos' do BNDES dos últimos 10 anos

O povo brasileiro já faz tempo que está exigindo isso.  Agora, as entidades engrossam as fileiras e exigem que se torne público para ...

O povo brasileiro já faz tempo que está exigindo isso. 
Agora, as entidades engrossam as fileiras e exigem que se torne público para todos quanto foi, onde foi, como foi, para quem foi e quanto já retornou aos cofres públicos do BNDES.
É o começo da abertura da 'caixa-preta' do que pode vir à ser o maior escândalo de todos os tempos, maior mesmo que o Petrolão, mensalão e o escândalo do Carf juntos.
ENTIDADES ENTRAM NA BRIGA
***?Diversas entidades de classe e o Conselho Federal da Ordem dos Advogados (OAB) pediram que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) torne públicos a toda a sociedade os dados relativos a financiamentos externos, operações internas e parcerias com instituições estrangeiras.
As instituições pedem dados dos últimos 10 anos. O Contas Abertas apoia as demandas, (ASSIM COMO O FCS BRASIL). 
O ofício é assinado pelo presidente da OAB, Claudio Lamachia, pela presidente da ANTC, Lucieni Pereira, pelo presidente da AMPCON, Diogo Ringenberg e pelo presidente da AUD-TCU, Marcelo Amaral.
O documento aponta que as informações deveriam ser públicas pela própria natureza jurídica do BNDES, isto é, empresa pública, dotada de personalidade jurídica de direito privado e patrimônio próprio, vinculada e sujeita à supervisão do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão.
“O BNDES tem por finalidade servir como instrumento de execução da política de investimento do Governo Federal, com o objetivo primordial de “apoiar programas, projetos, obras e serviços que se relacionem com o desenvolvimento econômico e social do País” (art. 3o do Decreto n. 4.418/2002). É induvidoso o dever de transparência e publicidade no tocante às operações realizadas pela Instituição”, explica ofício.
As entidades apontam que natureza pública dos recursos é ainda mais nítida no que se refere às concessões de crédito realizadas pela União, como, por exemplo, a concessão de R$ 180 bilhões prevista na Lei n. 11.948/2009, a concessão de subvenção econômica sob a modalidade de equalização de taxas de juros disposta na Lei n. 12.096/2009 e a concessão de financiamento no valor de R$ 452 bilhões estipulada na Lei n. 13.132/2015.
“É evidente, portanto, que a natureza pública dos recursos envolvidos nas operações bancárias do BNDES exige a aplicação do princípio da publicidade, previsto no art. 37 da Constituição da República, razão pela qual o pleito em tela tem respaldo constitucional, independendo de ordem judicial”, explica o ofício.
O pedido também tem amparo no parágrafo único do artigo 49 da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), que estabelece, de forma explícita, que a “prestação de contas da União conterá demonstrativos do Tesouro Nacional e das agências financeiras oficiais de fomento, incluído o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, especificando os empréstimos e financiamentos concedidos com recursos oriundos dos orçamentos fiscal e da seguridade social e, no caso das agências financeiras, avaliação circunstanciada do impacto fiscal de suas atividades no exercício”.
As instituições ressaltam não desconhecer que o BNDES tem sustentado que a ampla divulgação das operações financeiras realizadas fere o sigilo bancário e empresarial, além de prejudicar a competitividade das empresas brasileiras. Todavia, consideram que as operações bancárias realizadas com dinheiro público não são alcançadas pelo sigilo bancário, conforme entendimento do Supremo Tribunal Federal.
“Assim, é direito da sociedade brasileira ter acesso aos dados relativos às operações realizadas pelo BNDES, pois a impossibilidade de controle dos recursos oportuniza eventuais direcionamentos indevidos para recursos públicos, como investimentos desvantajosos para a Administração Pública ou mesmo operações ilícitas, em detrimento do Estado Democrático de Direito e das instituições pátrias”, explicam.
Outro ponto destacado é de a transparência ser imprescindível para inibir operações indesejadas e permitir a eficaz atuação dos órgãos de controle. “Como se sabe, empréstimos concedidos pelo BNDES já foram alvo de questionamentos inúmeras vezes, em virtude da falta de critérios, da concentração em determinadas empresas e da disponibilização de quantias vultosas a empresas comprovadamente envolvidas em esquemas de corrupção”, apontam. (Com informações do Contas Abertas)



COMENTÁRIOS

http://picasion.com/
Nome

Colunistas Noticias Politica
false
ltr
item
.: Entidades exigem publicação de 'empréstimos' do BNDES dos últimos 10 anos
Entidades exigem publicação de 'empréstimos' do BNDES dos últimos 10 anos
https://1.bp.blogspot.com/-8W23JTntJ74/WAks9AnYLHI/AAAAAAAA3Mg/AjUVkOAvG5IBY9f198KieYFIx909VC7cACLcB/s320/848b6181105d0f46ac102d4b19d40f6b.jpg
https://1.bp.blogspot.com/-8W23JTntJ74/WAks9AnYLHI/AAAAAAAA3Mg/AjUVkOAvG5IBY9f198KieYFIx909VC7cACLcB/s72-c/848b6181105d0f46ac102d4b19d40f6b.jpg
.
http://www.rederadarnews.info/2016/10/entidades-exigem-publicacao-de.html
http://www.rederadarnews.info/
http://www.rederadarnews.info/
http://www.rederadarnews.info/2016/10/entidades-exigem-publicacao-de.html
true
2997983909287158768
UTF-8
Não foi encontrada nenhuma postagem VER TUDO Leia Mais Resposta Resposta cancelada Delete Por Home PÁGINAS POSTAGENS Veja tudo MAIS NOTÍCIAS tag ARQUIVO PROCURE TODAS AS POSTAGENS Not found any post match with your request Voltar ao início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minutos atrás $$1$$ minutos atrás 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás Mais que 5 semanas atrás seguidores Segue THIS CONTENT IS PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy