Dinheiro público e Senado foram usados para atrapalhar a Lava Jato, diz MP-DF

Em nota à imprensa, o Ministério Público do Distrito Federal informou que dinheiro público e a estrutura do Senado foram utilizados par...

Em nota à imprensa, o Ministério Público do Distrito Federal informou que dinheiro público e a estrutura do Senado foram utilizados para tentar embaraçar as investigações da Operação Lava Jato e “satisfazer interesses particulares”. Esse é o principal argumento que levou a Justiça a determinar a prisão de quatro policiais do Senado na manhã desta sexta-feira (21). Entre eles, o chefe da Polícia do Senado, Pedro Carvalho Oliveira. Além da prisão temporária, também foi decretada a suspensão do exercício da função pública dos quatro investigados: Pedro, Geraldo César de Deus, Everton Taborda e Antônio Tavares.
Os investigados responderão pelos crimes de associação criminosa armada, corrupção privilegiada e embaraço à investigação de infração penal que envolva organização criminosa. As penas somadas podem chegar a 14 anos e 6 meses de prisão, além de multa.
Segundo o Ministério Público, as investigações partiram de uma delação premiada de um policial legislativo. “O agente afirmou aos investigadores que, em quatro ocasiões, servidores públicos – utilizando equipamentos do Senado – fizeram varreduras em imóveis particulares e funcionais ligados a três senadores e um ex-parlamentar investigados na Operação Lava Jato. Os nomes dos políticos não foram confirmados ainda.
O objetivo do serviço, segundo o delator, era fazer a chamada contrainteligência, com a localização e destruição de eventuais sistemas utilizados para escutas telefônicas e ambientes. As ordens, de acordo com ele, foram dadas pelo chefe da Polícia do Senado. O colaborador disse que, em pelo menos duas ocasiões, os policiais se deslocaram até São Luís e Curitiba para executar os serviços.
A nota do Ministério Público ressalta que a realização de varreduras ambientais não configura crime. Duas especificidades do caso, no entanto, tornaram essa ação dos policiais legislativos criminosa: “O fato de endereços que passaram pela vistoria estarem vinculados a pessoas investigadas no âmbito do Supremo Tribunal Federal (pela prerrogativa de foro) e a utilização de recursos públicos na empreitada”.
“A deliberada utilização de um equipamento sofisticado, de propriedade do Senado Federal, utilizando recursos públicos, passagens aéreas custeadas pelo Erário e servidores concursados, em escritórios ou residências particulares, não possui outro objetivo senão o de embaraçar a investigação de infração penal que envolve organização criminosa”, aponta um dos trechos do documento.
Executar as chamadas contramedidas de vigilância técnica está entre as atribuições da Polícia do Senado. Mas o ator normativo que trata do assunto ressalta que esse serviço deve ser restrito às dependências da Casa e registradas internamente. Segundo o Ministério Público, essas exigências foram ignoradas pelos policiais, que fizeram a varredura em seis endereços distintos e não registraram a execução do serviço.
A operação, batizada de Métis, foi autorizada pela 10ª Vara da Justiça Federal, a pedido do Ministério Público Federal (MPF/DF) e da PF. O nome da ação faz referência à deusa da proteção, que tem capacidade de antever acontecimentos.
A PF cumpre, ao todo, 13 mandados judiciais no Congresso: quatro de prisão temporária, quatro de afastamento da função pública e cinco de buscas e apreensão. Não há ações contra políticos nesse caso.
O Senado ainda não se manifestou sobre o assunto.

COMENTÁRIOS

http://picasion.com/
Nome

Colunistas Noticias Politica
false
ltr
item
.: Dinheiro público e Senado foram usados para atrapalhar a Lava Jato, diz MP-DF
Dinheiro público e Senado foram usados para atrapalhar a Lava Jato, diz MP-DF
https://3.bp.blogspot.com/-XL3YaSQhWEs/WAoedBbNROI/AAAAAAAA3Nc/_zESMPNdC0YfAD_Pj8MzCFXbYIVyWmd-ACLcB/s320/policia-legislativa-edmilson-rodrigues-agsenado.jpg
https://3.bp.blogspot.com/-XL3YaSQhWEs/WAoedBbNROI/AAAAAAAA3Nc/_zESMPNdC0YfAD_Pj8MzCFXbYIVyWmd-ACLcB/s72-c/policia-legislativa-edmilson-rodrigues-agsenado.jpg
.
http://www.rederadarnews.info/2016/10/dinheiro-publico-e-senado-foram-usados.html
http://www.rederadarnews.info/
http://www.rederadarnews.info/
http://www.rederadarnews.info/2016/10/dinheiro-publico-e-senado-foram-usados.html
true
2997983909287158768
UTF-8
Não foi encontrada nenhuma postagem VER TUDO Leia Mais Resposta Resposta cancelada Delete Por Home PÁGINAS POSTAGENS Veja tudo MAIS NOTÍCIAS tag ARQUIVO PROCURE TODAS AS POSTAGENS Not found any post match with your request Voltar ao início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minutos atrás $$1$$ minutos atrás 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás Mais que 5 semanas atrás seguidores Segue THIS CONTENT IS PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy