Delação que vai “metralhar” PSDB é mais uma vez adiada por juiz da Lava Jato

O comportamento amistoso do empresário Marcelo Odebrecht, mantido desde o início da negociação de delação premiada com a força-tarefa da...

O comportamento amistoso do empresário Marcelo Odebrecht, mantido desde o início da negociação de delação premiada com a força-tarefa da Operação Lava Jato, mudou nas últimas duas semanas. Quem frequenta a carceragem da Polícia Federal em Curitiba diz ter encontrado o “Príncipe” – como o empreiteiro é conhecido pelos colegas de cárcere – colérico. A mudança de comportamento seria reflexo das dificuldades de seus advogados em fechar o acordo de delação nos moldes como o empresário planejou.


Três pontos travam o acerto para uma colaboração premiada com a Lava Jato. O primeiro é o tempo de prisão. Marcelo Odebrecht diz já ter permanecido tempo demais preso. Por isso, em troca do acordo, pediu para ficar dois anos e meio preso, descontado o um ano e quatro meses já cumprido. A proposta foi rejeitada pela força-tarefa da Lava Jato. Para eles, o empresário precisa ficar pelo menos mais dois anos e meio em regime fechado.

Primogênito de Emílio Odebrecht, que assumiu a condução das negociações da delação, o empreiteiro está detido, em Curitiba, desde 19 de junho de 2015. Acusado de ser um dos líderes do esquema de cartel e corrupção na Petrobrás, Marcelo Odebrecht vislumbrava que suas propostas fossem integralmente aceitas pela força-tarefa.

O empresário disse a terceiros, segundo apurou o Estado, que deixaria a mesa de negociações se a força-tarefa não aceitasse a redução do prazo de prisão em regime fechado e negasse uma saída temporária no Natal e no ano-novo.

Já condenado pelo juiz Sérgio Moro a 19 anos e quatro meses de prisão, Marcelo Odebrecht ainda é alvo de outras ações e pode ter pena imposta superior a 50 anos. A proposta que montou com o pai e advogados, nos últimos três meses, reduziria em 89% sua condenação inicial.

O segundo ponto diz respeito à responsabilidade do empreiteiro nos crimes praticados pelo Setor de Operações Estruturadas – chamado por investigadores de “departamento do propina” da empreiteira. Na mesa de negociação, a força-tarefa diz ter provas da participação direta de Marcelo Odebrecht na área, bem como de sua responsabilidade sobre pagamentos ilegais e de caixa 2 e pela lavagem de dinheiro. A defesa do empresário, no entanto, alega que o departamento funcionava sem a intervenção do então presidente do grupo.

Responsabilidade

Para os investigadores, Odebrecht tenta diminuir sua responsabilidade ao inflar o número de executivos dispostos a fazer delação e creditar a eles a decisão sobre ordens de pagamentos. O Estado apurou que a força-tarefa não aceita essa tese. “Sofisticaram tanto o esquema que acreditaram que seriam intocáveis, que a força-tarefa não conseguiria provar no mérito as acusações de crimes”, disse, em reservado, um dos investigadores envolvido na tratativa da delação.

O terceiro entrave trata das possíveis ações de “contrainteligência” adotadas pela empreiteira. A força-tarefa quer ouvir do empresário detalhes do que considera ações de obstrução às investigações e ofensivas extrajurídicas de ataques a investigadores, como a suposta compra de informações de conversas de delegados da Lava Jato em redes sociais e dossiês. O empreiteiro nega participação. Com informações do Estadão Conteúdo.

COMENTÁRIOS

http://picasion.com/
Nome

Colunistas Noticias Politica
false
ltr
item
.: Delação que vai “metralhar” PSDB é mais uma vez adiada por juiz da Lava Jato
Delação que vai “metralhar” PSDB é mais uma vez adiada por juiz da Lava Jato
https://4.bp.blogspot.com/-uEFZSYSsXtQ/WATwqoDLmBI/AAAAAAAA3A4/GjVsw-xB5t8DSVnAUGlrkyrfLxT9MCWXwCLcB/s320/marcelo-odebrecht-2.jpg
https://4.bp.blogspot.com/-uEFZSYSsXtQ/WATwqoDLmBI/AAAAAAAA3A4/GjVsw-xB5t8DSVnAUGlrkyrfLxT9MCWXwCLcB/s72-c/marcelo-odebrecht-2.jpg
.
http://www.rederadarnews.info/2016/10/delacao-que-vai-metralhar-psdb-e-mais.html
http://www.rederadarnews.info/
http://www.rederadarnews.info/
http://www.rederadarnews.info/2016/10/delacao-que-vai-metralhar-psdb-e-mais.html
true
2997983909287158768
UTF-8
Não foi encontrada nenhuma postagem VER TUDO Leia Mais Resposta Resposta cancelada Delete Por Home PÁGINAS POSTAGENS Veja tudo MAIS NOTÍCIAS tag ARQUIVO PROCURE TODAS AS POSTAGENS Not found any post match with your request Voltar ao início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minutos atrás $$1$$ minutos atrás 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás Mais que 5 semanas atrás seguidores Segue THIS CONTENT IS PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy