Barroso: decisão do STF deve ser seguida por todos os tribunais e juízes do País

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, reafirmou que a decisão da Corte de determinar a prisão de condenados...

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, reafirmou que a decisão da Corte de determinar a prisão de condenados em segunda instância deve ser seguida por todos os tribunais e juízes do País. Para Barroso, o novo entendimento já estava valendo desde fevereiro, quando o Supremo analisou um habeas corpus e alterou jurisprudência adotada desde 2009 no Brasil.

"O meu ponto de vista é que já a decisão anterior valia para todo Judiciário. Uma decisão do STF fixa uma linha jurisprudencial que deve ser seguida por todos os juízes", disse. Barroso afirmou que o Tribunal Superior existe justamente para "unificar a jurisprudência e estabelecer um precedente".

"Pessoas que pensam diferentemente têm todo o direito de ressalvar a sua posição pessoal, mas acho que a decisão do Supremo deve ser seguida", ressaltou. Barroso considerou que a mudança de entendimento do Supremo vai contribuir para o combate à impunidade, pois considera que a decisão deve reduzir a duração dos processos.

"Essa ideia de que todos devem recorrer ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) e de que todos têm que chegar ao Supremo é um tropicalismo equívoco. Um processo tem que levar de três meses a um ano e meio, e não cinco anos, como tem acontecido." Barroso considera que a maioria dos processos deve acabar na segunda instância.

O ministro negou que tenha votado a favor da mudança de entendimento por causa da Operação Lava Jato. "Quem interpreta a Constituição e pensa o País institucionalmente não olha para uma questão específica, portanto eu não tinha olhos na Operação Lava Jato, eu acho que simplesmente é melhor para o País. Porque nenhum país civilizado deixa que as pessoas venham a cumprir pena por um crime grave até dez anos depois", declarou Barroso.

Ele também rebateu as críticas de que a condenação antes do processo ter tramitado em julgado fere o direito de defesa dos acusados. "Respeitar o direito de defesa não significa que o processo não acaba nunca", comentou. Barroso avaliou que a possibilidade de os condenados em segunda instância permanecerem soltos até a análise dos tribunais superiores deixa de ser um direito de defesa e passa a ser uma "pretensão" de impunidade, o que "ninguém pode legitimamente respeitar".

COMENTÁRIOS

http://picasion.com/
Nome

Colunistas Noticias Politica
false
ltr
item
.: Barroso: decisão do STF deve ser seguida por todos os tribunais e juízes do País
Barroso: decisão do STF deve ser seguida por todos os tribunais e juízes do País
https://1.bp.blogspot.com/-Ldt_xch_Ufk/V_bQzIzfw2I/AAAAAAAA2m8/R2PpLUfvpn4uz290g3fFGUcwPaDbB0WlgCLcB/s320/20161006163149743461e.JPEG
https://1.bp.blogspot.com/-Ldt_xch_Ufk/V_bQzIzfw2I/AAAAAAAA2m8/R2PpLUfvpn4uz290g3fFGUcwPaDbB0WlgCLcB/s72-c/20161006163149743461e.JPEG
.
http://www.rederadarnews.info/2016/10/barroso-decisao-do-stf-deve-ser-seguida.html
http://www.rederadarnews.info/
http://www.rederadarnews.info/
http://www.rederadarnews.info/2016/10/barroso-decisao-do-stf-deve-ser-seguida.html
true
2997983909287158768
UTF-8
Não foi encontrada nenhuma postagem VER TUDO Leia Mais Resposta Resposta cancelada Delete Por Home PÁGINAS POSTAGENS Veja tudo MAIS NOTÍCIAS tag ARQUIVO PROCURE TODAS AS POSTAGENS Not found any post match with your request Voltar ao início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minutos atrás $$1$$ minutos atrás 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás Mais que 5 semanas atrás seguidores Segue THIS CONTENT IS PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy