Ministro quer proposta de 'plano de saúde popular' pronta em até 60 dias

O ministro da Saúde, Ricardo Barros, criou nesta sexta-feira (5) um grupo de trabalho para discutir a criação de um "plano de saúde ...


O ministro da Saúde, Ricardo Barros, criou nesta sexta-feira (5) um grupo de trabalho para discutir a criação de um "plano de saúde popular", proposta que vem gerando polêmica e tem sido alvo de críticas de movimentos em defesa do SUS (Sistema Único de Saúde).
A portaria que cria o grupo de trabalho foi publicada no "Diário Oficial" da União desta sexta. O texto estabelece que o projeto que criará um novo modelo de planos de saúde no país esteja finalizado em até 60 dias.
Na prática, o projeto visa flexibilizar as atuais normas da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar, que regula o setor) para que haja oferta de planos de saúde com cobertura menor do que o definido na lista mínima obrigatória de serviços e procedimentos ofertados ao usuário. Em contrapartida, o ministro tem defendido que os preços também sejam menores, como forma de "aliviar a fila do SUS".
Questionado em entrevista recente à Folha sobre a preocupação do setor com a qualidade dos planos, Barros rebateu as críticas. "O que estamos discutindo é qual a cobertura. Não é a qualidade do plano. Se a cobertura é menor, o valor é menor e mais pessoas podem ter acesso", disse.
Ainda segundo Barros, detalhes da proposta devem ser definidas em conjunto com as operadoras, conforme "o que o mercado aceitar". Por enquanto, disse, a ideia é ofertar planos que tenham a possibilidade também de internação hospitalar, mas com menos oferta de serviços. Nestes casos, o usuário continuaria a recorrer ao SUS para ter acesso aos demais atendimentos.
Representantes de movimentos como o Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) e a Abrasco (Associação Brasileira de Saúde Coletiva), no entanto, já divulgaram que pretendem recorrer à Justiça "caso o governo federal autorize a venda de planos de saúde de cobertura reduzida".
REBATIZADO
Anunciado inicialmente como "plano de saúde popular", o projeto foi rebatizado na portaria desta sexta-feira como "plano de saúde acessível", termo que deve passar a ser adotado pelo governo em defesa da proposta.
Agora, o grupo instituído para elaboração do projeto deve realizar estudos de impacto financeiro dos novos planos e definir detalhes da proposta.
A equipe será composta de representantes do Ministério da Saúde, ANS e CNSEG (Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada, Saúde Suplementar e Capitalização), que representa o setor privado.
Apesar de definir o prazo máximo de 60 dias para conclusão, a portaria também estabelece a possibilidade de prorrogação pelo mesmo período.

COMENTÁRIOS

http://picasion.com/
Nome

Colunistas Noticias Politica
false
ltr
item
.: Ministro quer proposta de 'plano de saúde popular' pronta em até 60 dias
Ministro quer proposta de 'plano de saúde popular' pronta em até 60 dias
https://2.bp.blogspot.com/-lnlsJEy4FIE/V6TEwR2wafI/AAAAAAAA0G8/xVyjzOjivaQeLskooR3HJi-scduMov-_ACLcB/s400/140801008.jpeg
https://2.bp.blogspot.com/-lnlsJEy4FIE/V6TEwR2wafI/AAAAAAAA0G8/xVyjzOjivaQeLskooR3HJi-scduMov-_ACLcB/s72-c/140801008.jpeg
.
http://www.rederadarnews.info/2016/08/ministro-quer-proposta-de-plano-de.html
http://www.rederadarnews.info/
http://www.rederadarnews.info/
http://www.rederadarnews.info/2016/08/ministro-quer-proposta-de-plano-de.html
true
2997983909287158768
UTF-8
Não foi encontrada nenhuma postagem VER TUDO Leia Mais Resposta Resposta cancelada Delete Por Home PÁGINAS POSTAGENS Veja tudo MAIS NOTÍCIAS tag ARQUIVO PROCURE TODAS AS POSTAGENS Not found any post match with your request Voltar ao início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minutos atrás $$1$$ minutos atrás 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás Mais que 5 semanas atrás seguidores Segue THIS CONTENT IS PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy